Livros e Artigos

PESQUISAS (COM) NARRATIVAS: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PARA EXPERIÊNCIAS DISCENTES E DOCENTES.
Adair Mendes Nacarati (Org.)
O rigor metodológico e analítico dos trabalhos reunidos neste livro,
organizado pela pesquisadora-professora Adair Mendes Nacarato,
com resultadosde pesquisas conduzidas por ela e pelos demais autores
vinculados ao HIFOPEM-CNPq – Grupo Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática – , do qual ela é Líder na Universidade São Francisco.
A leitura dos textos nos dá a perceber que os autores pesquisadores-
professores do HIFOPEM, para além de ensinar matemática,
que assusta uma grande maioria dos mortais, também nos
ensinam a combinar lógicas, como fazem tão bem em Matemática,
enveredando pelas mais diversas vertentes da pesquisa qualitativa,
incluindo a pesquisa (auto)biográfica em Educação, espaço por onde
venho navegando nos últimos anos, e que Adair, jogando com as
palavras, demarca o de seu grupo: o da pesquisa (com)narrativa

COMO NOS TORNAMOS PESQUISADORES NARRATIVOS
Organizadores: Adair Mendes Nacarato, Jónata Ferreira de Moura
Esta obra é resultado de estudos e discussões ocorridas no grupo de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) nos doze anos de sua existência. O foco é a nossa constituição como pesquisadores narrativos a partir da participação no grupo. A coletânea consta de 16 capítulos e um capítulo final no qual elaboramos uma síntese reflexiva a partir dos textos produzidos, apontando indícios das potencialidades da colaboração e dos caminhos metodológicos por nós adotados para os modos de produzir pesquisas (com) narrativas.

Apresentamos mais uma publicação de membros do grupo. O texto que tem como objetivo compreender a identidade narrativa de professoras da educação infantil, é assinado por Jónata Ferreira de Moura e Adair Mendes Nacarato e foi publicado na Revista Linguagens, Educação e Sociedade em maio de 2024.
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Confira a mais nova publicação de membros do grupo.
Um trabalho das doutorandas Natália Raquel Brisolla e Gisele Adriana Bassi publicado em Anais do VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, da UNESP. Tem como título “As contribuições de um grupo de pesquisa na formação de professoras-pesquisadoras”
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Apresentamos mais uma publicação de membros do grupo.
O texto que tem como objetivo problematizar as potencialidades da abordagem (auto)biográfica no fazer pesquisa, assim como os desafios que ainda enfrenta no tocante a sua validação teórico-metodológico, é assinado por Jónata Ferreira de Moura e foi publicado na Revista InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade em maio de 2024.
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Confira mais uma publicação de membros do grupo.
Este artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, tomou como objeto de pesquisa as narrativas e os processos formativos de uma professora-pesquisadora de um 3º ano do Ensino Fundamental, numa instituição pública municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, tendo como objetivo elucidar a presença da linguagem e dos conceitos matemáticos na produção de diferentes registros, trabalhados durante a circulação de ideias nas aulas de matemática. Utilizaram-se os dados registrados durante as tarefas propostas; a escrita de narrativas produzidas no diário de aprendizagem (Genimático) e no diário reflexivo da professora-pesquisadora; as videogravações; e fotografias. Na troca e construção de conceitos, as narrativas impulsionam os alunos a (re)significar e transformar seus escritos e sua oralidade, ocorrendo o letramento matemático de modo aberto e criativo a partir de narrativas orais e escritas. A concepção de narrativa pautou-se no embasamento teórico em Paul Ricoeur (1989, 2010), o de letramento nos estudos de Kleiman (1995, 2002, 2007) e a linguagem em Bakthin (2003, 2012).
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Este texto resulta de uma pesquisa de Iniciação Científica do Augustto, estudante do curso de Pedagogia, orientada pela Adair. Ele tem como foco a identidade profissional de professoras pedagogas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professoras pedagogas. A análise aponta como as experiências vividas deixam marcas nos modos de conceber o ensino e a aprendizagem dos alunos; revela os desafios do início da docência e os modos de superá-los, contribuindo para a constituição identitária dessas professoras.
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Apresentamos mais uma publicação de membros do grupo.
No livro as autoras Selma Nascimento e Adair Mendes apresentam a pesquisa realizada com crianças de 4 e 5 anos em uma escola pública de Educação Infantil. A temática abordada é o processo de elaboração conceitual do conceito de tempo. Os objetivos da pesquisa foram: identificar os marcadores temporais que as crianças utilizam em suas falas e desenhos, identificar as noções de tempo explicitadas por elas em contextos planejados para discutir o tema e captar o movimento de circulação do vocabulário relativo ao tempo em sala de aula e observar a forma como as crianças vão se apropriando dele.
Acesse pelo link abaixo:
https://www.mercado-de-letras.com.br/livro-mway.php?codid=898

Apresentamos mais uma publicação de membros do grupo.
O presente artigo tem como objetivo problematizar o uso das narrativas na produção de dados para discutir gêneros e sexualidades na trajetória de licenciandos/as e docentes em exercício. As investigações analisadas estão sendo desenvolvidas por integrantes do grupo de Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem/USF) que tem uma ramificação no Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tratam das discussões sobre gêneros e sexualidades e a trajetória de vida e formação.
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Natália Raquel Brisolla Oliveira e Adair Mendes Nacarato traz um trabalho que visa compreender, a partir da narrativa de duas professoras que ensinam Matemática, a constituição de suas identidades.
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O Artigo foi elaborado a partir da dissertação de M.G.A. Castaño Silva, intitulada “A identidade profissional do professor que ensina Matemática no sistema carcerário”, defendida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco, em 2023. O texto tem como objetivo evidenciar as potencialidades da Entrevista Narrativa como dispositivo de produção de dados de pesquisas e discutir suas potencialidades como instrumento de escuta de professores cujas práticas são invisibilizadas pelas políticas públicas.
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https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/12957/11761

Apresentamos mais uma publicação de membros do grupo.
Trata-se de um texto memorialístico em que a autora discute suas práticas de ensino de matemática a partir de narrativas (auto)biográficas produzidas por estudantes do curso de Pedagogia em que trabalha.
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https://lfeditorial.com.br/produto/interdisciplinaridade-educacao-matematica-e-curriculos-escolares/
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