O grupo HIFOPEM foi criado em 2010 junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), campus Itatiba/SP e conta com docentes do Programa, mestrandos e doutorandos, bem como com pesquisadores externos, em sua maioria, egressos do programa, envolvidos com investigações centradas nas seguintes temáticas: narrativas (auto)biográficas de docentes e estudantes; narrativas de formação e histórias de formação docente. O grupo iniciou-se com educadores matemáticos, mas acabou tornando-se um grupo multidisciplinar, envolvendo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
Seus objetivos são: analisar a constituição profissional de professores; compreender como as trajetórias pessoais interferem (ou não) em suas práticas docentes; analisar as interferências dos contextos socioculturais para essa constituição; identificar os saberes profissionais dos professores, suas crenças e concepções; identificar processos de aprendizagem de estudantes de diferentes níveis de ensino; e conhecer as trajetórias escolares de estudantes. As pesquisas desenvolvidas pautam-se em perspectivas que tomam o método biográfico, a escrita de si e alguns elementos da história oral como procedimentos metodológicos.
Desde o ano de 2021 que o grupo mantem filiação, também, com o Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm).
O grupo elege temáticas a ser estudadas a partir das necessidades dos pós-graduandos com as suas pesquisas, ou aquelas que julgamos necessárias para o nosso próprio avanço, em termos de produção de dados ou de análise. Temo-nos apropriado dos modos de produção de pesquisa (com) narrativa, num processo singular enquanto grupo de pesquisa.
O grupo foi cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=1715708V7GOXHQ